terça-feira, 17 de novembro de 2009

Onde tudo começou!!!




O que é?
Em termos históricos, o local onde hoje está o Pátio do Colégio é considerado o marco zero da cidade. A primeira missa paulistana foi celebrada ali no dia 25 de janeiro de 1554 numa cerimônia que simbolizou a fundação da São Paulo de Piratininga.

No século XVI, quando vieram de São Vicente em busca de um lugar para erguer um colégio, os padres da Companhia de Jesus se instalaram por lá numa cabana de 90 metros quadrados feita de pau-a-pique. Desde então, muita coisa mudou e, até serem erguidas as paredes que hoje abrigam a igreja, o museu, a biblioteca e o café, os jesuítas passaram por um vaivém que atravessou séculos.

História
Em linhas gerais, é o seguinte: o primeiro colégio e a igreja datam de 1556. Quase noventa anos depois, a Companhia de Jesus foi expulsa da cidade e os prédios se deterioraram com o tempo. Quando voltaram, os jesuítas tiveram de reconstruir tudo. Mas eles seriam expulsos novamente, dessa vez do país. Entre 1759 e 1953, funcionou por lá, numa edificação completamente diferente da atual (e de todas as outras), o Palácio dos Governadores. Na ocasião do quarto centenário de São Paulo, em 1954, o sítio foi devolvido aos jesuítas. O palácio foi demolido e passou a funcionar ali o Pátio do Colégio.

O conjunto arquitetônico de hoje não é, portanto, o original. Resulta de uma construção concluída em 1979. Todos os dias passam pelo marco da fundação da cidade cerca de 1 000 pessoas. São turistas, grupos escolares, famílias e pessoas que trabalham na região.

Disponível em: vejasaopaulo.abril.com.br/red/raio-x/patio-do-colegio.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário